Os prefeitos de Pontal do Araguaia e Ribeirãozinho, Adelcino Lopo (MDB) e Danilo Coelho (PSB), encerraram na última sexta-feira (13) o trajeto realizado com carros de boi nos 120 km do contorno leste não pavimentado da BR-158 entre o Bar e Restaurante do Luizinho e o Alô Brasil.
A iniciativa partiu de Adelcino Lopo, que já realizou diversas caminhadas com os carros de boi na região de Pontal do Araguaia, decidiu levar essa tradição para o restante do Araguaia com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e do governo federal para a situação deste trecho da rodovia.
Há muitos anos, a população das cidades que precisam trafegar na BR-158 reclama da falta de atenção e cuidado com o pedaço da estrada de chão batido. Este trecho é muito movimentado por ser uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola de cidades como Alto Boa Vista, Porto Alegre do Norte, Confresa, São José do Xingu e Vila Rica. Ao todo, são 13 municípios que precisam desta parte BR, a população total das cidades é de mais de 130 mil habitantes.
Além disso, por diversas vezes, políticos chegaram a afirmar que o trecho seria pavimentado, mas isso nunca aconteceu. No início deste impasse, uma das justificativas para a impossibilidade do asfaltamento era que a estrada passa dentro de um território indígena Marãiwatsédé do povo Xavante, e que por essa razão, a demarcação e obras não poderiam ser executadas.

Reprodução/Internet
O Governo do Estado de Mato Grosso está realizando obras de pavimentação no contorno oeste da BR-158 que vai de Canabrava do Norte até a cidade de Querência. O governador afirmou que a MT-109 será asfaltada para ser uma alternativa da rodovia que pertence ao Governo Federal que possui muitos trechos ruins e hoje está sob responsabilidade do DNIT. A previsão, de acordo com o governador, é que as obras sejam 90% concluídas até o final de 2026.
Pensando em todos os problemas gerados naquela região, a mobilização de carreiros de boi foi feita. O desfile, como foi nomeado, teve início no dia 8 de fevereiro e terminou no dia 13, na sexta-feira. Foram percorridos 120 km de estrada de chão durante sete dias e sete noites. Ao longo do caminho, acampamentos foram montados para descanso dos carreiros e dos animais também. Ao todo, foram cerca de 90 animais.
O evento reuniu prefeitos e políticos da região. Produtores rurais e moradores das regiões percorridas compareceram ao evento para apoiar e incentivar a ação dos prefeitos.
Além da presença política e afetiva do prefeito Danilo Coelho, ele também foi o responsável técnico pelo evento por ser médico veterinário, estava prestando apoio caso algum animal fosse ferido.

Reprodução/Internet
Durante o desfile, o prefeito Adelcino Lopo revelou sua predisposição a se candidatar para deputado estadual por Mato Grosso, que deixaria a prefeitura de Pontal do Araguaia no mês de março para se preparar para as eleições deste ano.

Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

Reprodução/Internet
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !